TAD SP 4 – 4ª edição do The App Date São Paulo

Publicado: 25/04/2012 em eventos/concursos, mobile
Tags:, , , , , , , , ,

Aconteceu ontem a 4ª edição do The App Date São Paulo com o The HUB lotado e com o anuncio dos primeiros patrocinadores do TAD. A Microsoft e a Nokia são os primeiros a acreditar neste evento novo mas, que já faz sucesso.

Eu estive presente nesta quarta edição. Para mim, além de boas palestras o networking é uma grande sacada do TAD. Ontem foram 3 palestrantes Fabio Nunes da Navita, Guilherme Santa Rosa da Mowa e Allan Panossion da Kekanto.

Abaixo um pouco do que eu vi no TAD #4.

O primeiro a falar foi Fabio NunesCOO da Navita. Ele falou de como surgiu a Navita e sobre a criação de apps para Windows Phone. Mostrou o app do Mercado Livre que eles desenvolveram em 3 meses com 1 designer e 1 programador. Segundo ele, este aplicativo está disponível em 21 países.
O que me deixou surpreso foi quando ele falou que a Navita não desenvolve aplicativos para iOS. Mas ele explicou o motivo. Existem muitas empresas que desenvolvem para iOS com o valor bem abaixo que a Navita, então ele finalizou dizendo mais ou menos isso “...enquanto as empresas que desenvolvem para iOS navegam (se matam) no oceano vermelho a Navita está navegando no oceano azul...”
Após as palestras conversei um pouco com ele e a título de curiosidade lá na Navita eles possuem cerca de 23 programadores mobile nas diferentes plataformas.

O segundo a falar foi Guilherme Santa RosaCTO da Mowa, que falou e mostrou a Universo. A Universo é uma ferramenta livre e gratuita que permite a criação de aplicativos multiplataforma por quem não é desenvolvedor.
Ela se utiliza de “plugins” pré desenvolvidos para que os usuários/clientes criem seus aplicativos. Lembrei do Google App Inventor que o google desativou faz um tempo. A Universo é uma ideia de popularizar a criação de aplicativos. Se você quer um aplicativo mais sofisticado, ela não irá servir. Uma frase do Guilherme que ilustra isso é a seguinte  “Queremos levar desenvolvimento gratuito de apps para quem não tem 10-20 mil para investir”.
Eles ganham $$$ com a publicidade que é colocada nos aplicativos. Estão desenvolvendo outros modelos em que o cliente irá pagar para que a publicidade não seja exibida.

E a última palestra foi do Allan Panossian KajimotoCPO da Kekanto. Ele falou um pouco da história da Kekanto e sobre o aplicativo. O app pra android ficou como destaque principal no Google Play durante alguns dias e o número de downloads aumentou bastante. Hoje o app android tem cerca de 140.000 downloads e a app para iPhone cerca de 100.000. Eles estão trabalhando em uma versão para Windows Phone.
Ele falou que lá eles trabalham com sprints de 2 semanas e se identificarem que uma nova funcionalidade ou mudança não agradou os usuários ou está com pouco uso, eles não tem vergonha de tirar.
Outro ponto interessante é que eles promovem eventos com os usuários nas cidades em que atuam. Desta forma, eles conseguem saber o que os usuários gostariam de ver na Kekanto e o que não está agradando.

Networking

Como falei no inicio, uma grande sacada do evento é o networking. O The HUB é bem propicio a isso. Nesta quarta edição conversei com o Fabio Nunes da Navita , com o Guilherme da Mowa, com o Allan da Kekanto, com o pessoal do The HUB e conheci também o pessoal da FailStore .

Com essas conversas dá para você ver os caminhos trilhados por cada um, tirar dúvidas e, quem sabe, fazer algum negócio.

O próximo The App Date já tem data marcada, irá acontecer dia 29 de maio no The HUB.
Vale a pensa seguir o TheAppDate no twitter e facebook. Você também pode ver alguns vídeos do The App Date no vimeo. O próximo eles irão transmitir por streaming via fanpage do TAD no facebook.

Ah, não podia deixar de falar da boa primeira impressão que tive. Logo quando entrei no The HUB já tinha um pessoal servindo Brahma e depois Red Bull 🙂
Abaixo a foto do Fábio para comprovar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s