Eike Batista: Uma banana para Oracle e SAP

Publicado: 23/01/2012 em ti, videos
Tags:, ,

Anúncios
comentários
  1. junior disse:

    Sensacional , por isso ele esta onde esta !
    Visão melhor que muito Diretor e Gerente de TI por ai…
    Nada de modismos milionarios .. e eficiencia acima de tudo ..

  2. Edgar disse:

    Daqui 5 anos vamos ver se ele continua com esse discurso. As empresas dele são de capital aberto e a SOX vai comê-lo pelas beiradas só para citar um problema que enfrentará. O Salesforce é um SaS muito eficiente para middle marketing.
    Quer dizer que o resto do mundo está errado, só este senhor que tem mais projetos que realizações e a cada oscilação da bolsa ele muda de posição no ranking Forbes está certo.
    O tempo dirá.

  3. ESN disse:

    Alguém me disse que a EBX irá implementar SAP…

  4. paulohpontes disse:

    Ele está certo. Os produtos da SAP sao terríveis e só vendem porque eles investem em marketing de terror com os executivos. Tecnologias fechadas, comportamento anti ético, produtos fechados e com péssima usabilidade.
    Quando vc vai a um evento da SAP eles vendem a idéia que a tecnologia já esta resolvida e que eles vão ajudar no negocio. Quando vc compra vc vê que a tecnologia deles não funciona e que vai impactar negativamente no negocio para melhorar o tempo de divulgação do demonstrativo financeiro.
    Os vendedores de SAP adoram falar que vc implanta sem desenvolvimento, mas vc vai usar 10 vezes mais hh de customizacao, que é mais cara do que a hora de desenvolvedor.
    O pior é que o investimento para colocar o SAP em uma empresa é tão alto que ninguem admite publicamente que é uma bosta. Seria enterrar a própria carreira!

  5. Manager SAP disse:

    Mais um babaca que não entende nada de SAP/R3.

  6. Paulo disse:

    Gostaria muito que isso fosse verdade. Infelizmente eu tenho que lidar diretamente com o pesadelo de remendo tecnológico que é esta plataforma faz alguns anos.
    Se propõe a abranger a empresa inteira, mas não tem padrão nem internamente. Perfis pd funcionam diferentes de outros perfis funcionais que funcionam diferentes de perfis de portal.
    Algoritmos que gastam ordens de grandeza a mais do que o necessário (por burrice ou para entubar mais maquina nos clientes) entre outras atrocidades.
    Sem contar as atitudes eticamente questionáveis em que vc paga para a sap desenvolver algo especifico para a sua empresa e pouco tempo depois vc vê esta coisa que vc pagou sendo vendida para os seus concorrentes…

  7. Spy Comment disse:

    Pois é, um “executivo” deste gabarito falar uma besteira deste tamanho. Por isso que as empresas dele estão desagradando os investidores (acionistas), ele gerencia os negócios como entende de TI. SAP e Oracle não são nenhuma 7ª maravilha, mas se bem implementados, com o envolvimento do alto escalão da Empresa, dão resultados muito bons e trazem uma governança solida para a Empresa.

  8. AC disse:

    Gente o pessoal acima esta mal informado… A empresa SalesForce cresceu muito e comprou uma serie de outras soluções nos últimos 4 anos. Depois da crise de 2008 e 2009 os bancos comercias e empresas como o Carrefour usaram soluções “customizadas” da Oracle e SAP para cozinhar seus balanço (e falsificar resultados de áreas que perdiam dinheiro). Atualmente as ferramentas da Compliance e Auditoria da SalesForce.com se tornaram as soluções recomendadas pela SEC e o Departamento de Justiça dos EUA para organizações com papeis na bolsa e para os banco comerciais e bancos de investimentos que tem que reportar dados de SOX entre outras novas leis como Dodd-Frank. Com a SalesForce.com o Departamento de Justiça tem acesso em tempo real aos dados e detalhes das transações de cada setor de um banco. Vai tentar implementar isso com SAP ou Oracle… sem ter que gastar bilhões!

    • Pinhead disse:

      Eu já trabalho com TI faz uns 10 anos, na maior parte desse tempo com programação, diversas tecnologias. Cheguei a trabalhar com SAP por 2 anos, hoje atuo com .NET e estou bem satisfeito no que se refere a $ e gosto pelo trabalho.

      Atuei em 4 empresas, sendo 3 delas de grande porte, sem contar trabalhos para pequenos clientes.

      Nessas passagens, tive a oportunidade de lidar também com sistemas similares ao SAP. Não quero entrar em pormenores de conceitos, quando digo similar, digo com essa idéia de customização, cito 4 que considero mais influentes:

      – SAP;
      – Siebel;
      – Datasul
      – RM.

      Afirmo categoricamente: Sistemas com essa idéia não dão certo, porque essa idéia de chegar com algo semipronto para ir sendo adaptado é furado, porque cada empresa é uma realidade totalmente diferente da outra, na maioria esmagadora das vezes faz-se necessário um HH (como citou um amigo acima), enorme e no fim se constitui num gasto de tempo e dinheiro muito alto para a empresa que compra a idéia.

      E digo mais, em muitos desses casos, o tempo e dinheiro investidos excedem o que teria sido gasto se a empresa optasse pagar pela criação de um sistema do zero, específico para ela.

      Soluções como SAP e similares são engessadas (quem é da área sabe o que é isso), fechadas (o que dificulta o trabalho), ou seja escravizam a empresa que o escolheu, porque a mesma fica dependente do suporte deles que cobra um preço astronômico.

      Das coisas mais simples até as mais complicadas, a empresa fica obrigada a usar apenas ferramentas SAP, seja para efetuar testes (quality center) ou integração de sistemas (XI / PI).

      PS: Antes que algum “sábio” venha aqui dizer que .NET não é aberto, é verdade, mas é totalmente diferente da idéia SAP. De novo, quem é da área sabe a diferença.

      SAP sucks.

  9. Junior disse:

    Hahahah, nem demorou os 5 anos mencionados acima… recomendo que leiam a matéria : http://www.executivosfinanceiros.com.br/tecnologia-da-informacao/sap-e-previsto-para-ser-implantado-ate-abril-no-ebx

    Porque será que ele vai implementar SAP? Pq viu que falo besteira e perdeu muita credibilidade sobre suas empresas…

  10. paulohpontes disse:

    É júnior, como ele falou bastante besteira para o mercado ele agora está tendo que fazer coisas que os acionistas gostam de ouvir, no entanto as besteiras que ele falou foram as perspectivas de produtividade dos poços que a EBX conseguiu e não relativo a SAP.

    Ele vai conseguir matar a produtividade de quem faz a folha de pagamento e pagar muito mais caro pelo que ele já faz. Felizmente ele está contendo os danos somente implantando para a área de folha de pagamento e não colocando mais módulos…

    SAP é caro pelas licenças (absurdas), pela consultoria (intermináveis), pelas customizações (inevitáveis) e pelos treinamentos (necessários). Não fornece nenhum benefício que vc não consegue com soluções menores e vc ainda se prende a um fornecedor que passa a acessar diretamente todo o seu ambiente.

  11. raul disse:

    Puta Zé Roela, passou tres meses implantou todo SAP em sua empresa EBX (fala muito)

  12. Sapeiro disse:

    Gravou, foi parar na internet, já era. A EBX esta implementando SAP com previsão de go live para 01/04. E é bem provável que as outras empresas do grupo também implementem. Ou seja, qual foi a razão desta declaração que ele fez?

  13. paulohpontes disse:

    Provavelmente o custo direto e indireto de implementar SAP e o pouco retorno prático que isso traz para o negócio.

  14. paulohpontes disse:

    Provavelmente o custo direto e indireto de implementar SAP e o pouco retorno prático que isso traz para o negócio

  15. Curioso disse:

    Pois é. Com SAP ele quebrou uma, com Salesforce.com ele conseguiu quebrar todas as outras empresas.
    Será que alguma coisa que ele disse serve de referência? 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s