Palestra: SOA – Arquitetura Orientada a Serviços – Fatos e Mitos

Publicado: 24/05/2010 em eventos/concursos
Tags:, ,

No dia 19/05/2010 aconteceu a Palestra “SOA – Arquitetura Orientada a Serviços – Fatos e Mitos” conduzida por Cláudio Acquaviva que é funcionário da Sun no Brasil na Faculdade Impacta Tecnologia em São Paulo. A palestra foi basicamente dividida em Fatos e Mitros sobre SOA, como diz o próprio título.

Fatos

#1: SOA = Arquitetura de serviços de negócio – SOA não pretende resolver questões tecnológicas de baixo nível
#2: SOA não é novo – Conceitos como Acoplamento e Coesão, foram formalizados em 1979 por Larry Constantine e Edward Yourdon no livro “Structured Design: Fundamentals of a Discipline of Computer Program and Systems Design.”
#3: SOA Deve Alinhar Tecnologia e Áreas de Negócio
#4: SOA Necessita de Processos Formais e Específicos
#5: SOA Traz um Novo Perfil de Arquiteto

Mitos

#1: SOA = Integração de Sistemas – Projetos de SOA devem ser conduzidos de forma diferente da aplicada em projetos de integração.
#2: SOA = Web Services – Web Services, tipicamente, são a primeira opção tecnológica para a implementação de SOA, mas SOA pode ser implementada com outras tecnologias, por exemplo: CORBA, RMI, REST.
#3: SOA = “Webficação” de Legado – SOA não é simplesmente expor uma “Casca” Web para acesso a aplicações existentes. A “Webficação” pode ser uma das primeiras fases do processo de adoção de SOA
#4: SOA = Serviços + BPM – A camada de serviços de negócio deve ser implementada para ser consumida por quaisquer outras tecnologias
#5: Projetos de SOA Resolvem Problemas de Legado – SOA define um nível de abstração novo que os sistemas e aplicações usados atendem os seus requerimentos funcionais e não funcionais. Eventualmente, projetos de SOA levam ao inicío de outros projetos para aprimoramento (ou troca) dos legados.

A palestra foi muito bem conduzida e tão interessante que nem deu tempo do pessoal de Marketing da Impacta falar sobre o curso de Pós-Graduação em Engenharia de Software que teria cerca de 30 minutos do tempo total.

Sobre Claudio Acquaviva:
É formado em Ciência da Computação pela Unicamp e atua como Arquiteto de Soluções da Sun Microsystems, sendo parte da equipe global de SOA da empresa. Sua atuação concentra-se em dois grandes temas: SOA e Identity Management (Gerenciamento de Identidades). Com mais de 20 anos de experiência, trabalhou em empresas como Informix, Siebel e BroadVision.
Ele mantém o blog: http://blogs.sun.com/strawberryfieldsforever/

Anúncios
comentários
  1. […] rolou na Faculdade Impacta de forma gratuita. Depois de assistirmos a palestra ele montou esse post aqui que fez um resumo do que foi falado e também tem um link para o blog  do Claudio Acquaviva. Como […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s